A infantaria é a arma mais antiga do exército brasileiro. Teve suas origens na Grécia e em Roma, que iam pra batalha com espadas e lanças, protegidos por couraças e elmos metálicos e lutavam sempre em grupos compactos.
Ela é formada, geralmente, por soldados que lutam em qualquer tipo de campo de batalha. A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, pois é difícil de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, Paraquedista, leve, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia..
Foi somente nas Guerra de Secessão, Guerra do Paraguai e Guerra Franco-Prussiana, que os infantes passaram de atuar somente em linha e passaram cavar trincheiras para a proteção. A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como a “guerra das trincheiras” pois o maior poder de fogo da artilharia e das metralhadoras barrou o movimento da infantaria.
Fonte:
http://www.exercito.gov.br/01inst/armas/Infantar/indice.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infantaria
Al. Pozzebon - 00409
Nenhum comentário:
Postar um comentário