quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Batalha de Tuiuti


A 1ª Batalha de Tuiuti travou-se a 24 de Maio de 1866 nos pântanos circundantes do lago Tuiuti, em território do Paraguai.

É considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1865), a maior e mais sangrenta travada na história da América do Sul, tendo confrontado efetivos do Exército paraguaio e forças da Tríplice Aliança.

Sampaio ingressou no Exército ainda jovem e, por sua grandiosa atuação nas lutas contra cabanos, balaios e praieiros, conseguiu o posto de Brigadeiro.
Na Batalha de Tuiuti, o Brigadeiro Sampaio, com sua extraordinária Divisão Encouraçada, deteve o inimigo e, no meio das guerras, dirigiu cuidadosamente suas manobras.

Com sua espada, Sampaio participou da Campanha da Tríplice Aliança, à frente da Divisão Encouraçada (composta pelas lendárias Companhias Arranca-Toco, Vanguardeira e Treme-Terra) onde, na Batalha de Tuiuti (24 de Maio de 1866, ironicamente data de seu aniversário) a maior batalha campal da América do Sul, recebeu três ferimentos mortais (o primeiro, por estilhaços de granada, gangrenou lhe a coxa direita; os outros dois atingiram-lhe as costas) e eternizou-se na História do Exército, como o mais distinto dos infantes.

BATALHA

Aqui temos um pequeno trecho do que aconteceu na batalha do Tuiuti.

“O General, à frente de seus soldados, a pé, de espada no ar, gritava: Avança! Avança! Outro tiro rompeu-lhe a folha da espada, mas ele continuava gritando: Avança! Mata! Mata! Sampaio recebe a espada do alferes que estava ao seu lado. “Senhor, é uma espada brasileira”, dissera- lhe o jovem oficial. Mal recebera a espada, uma bala fere-lhe o peito e, logo em seguida, uma outra. Já ferido, Sampaio recebe ordem de Osório para continuar resistindo de qualquer maneira. Sampaio pede-lhe um substituto por estar muito ferido. E naquele momento, em que fazia o apelo ao oficial enviado por Osório, uma terceira bala acerta o grande General. Coloca a sua mão sobre o ferimento, e dirigindo-se ao Oficial pediu: “Diga ao General que este é o terceiro”. Quarenta e três dias depois, morria Antonio de Sampaio, ao ser transportado para Buenos Aires em estado desesperador. Faleceu Sampaio a bordo do “Eponina”, no dia 5 de julho de 1866.”

O autor do trecho é o General de Divisão, Médico e Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Tuiuti

Postado pela aluna Carolinne Moraes, número 61211

Nenhum comentário:

Postar um comentário